A hipertensão pode causar perda auditiva

Capa de A hipertensão pode causar perda auditiva

Muitas pessoas pensam que a perda auditiva acontece apenas pela exposição aos ruídos ou até pela predisposição genética, mas engana-se quem limita a causa deste problema de audição a apenas esses fatores. De acordo com uma pesquisa feita em Boston, nos Estados Unidos, pelo Hospital Brgham&Women, a capacidade de escutar de forma diminuída pode ser motivada pela hipertensão.

A hipertensão é caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea dentro dos vasos. Sendo assim, todo o corpo sofre com o impacto causado pelo fluxo do sangue na parede das veias, artérias e capilares, incluindo as do ouvido interno, e, assim, levando à perda da audição de maneira gradual. A pressão elevada no sistema vascular pode também causar hemorragias na orelha interna, agravando problemas auditivos que já estejam em desenvolvimento.

Tendo como as consequências mais conhecidas o infarto, que é o entupimento das artérias cardíacas e o AVC (Acidente Vascular Cerebral), referente ao rompimento de veias no cérebro, a hipertensão, além de causar a perda auditiva, pode, também, potencializar o problema na audição, elevando a necessidade do uso de aparelhos auditivos.