A importância da cera para a nossa saúde auditiva

Capa de A importância da cera para a nossa saúde auditiva

Retirar a cera de ouvido nem sempre é uma escolha saudável. Ela, que também é chamada de cerúmen (ou cerume), tem a função de limpar, lubrificar e proteger o canal auditivo, atuando principalmente como uma barreira contra impurezas e corpos estranhos. Ou seja, é um protetor natural para nossa audição. Fazer essa remoção pode deixar o seu ouvido desprotegido a diversos tipos de infecções e doenças.

Por ser uma região muito sensível, o ouvido exige alguns cuidados, a fim de evitar certas condições. A cera, aqui, cumpre um papel importante de assistência à proteção contra a otite extrema, que causa inflamação e obstruções, como também a irritação da pele, chamada de eczema, no meato acústico externo.

Outro papel que a cera tem é a de evitar o ressecamento da região, evitando dor e coceira, que pode acabar machucando o ouvido. Por isso que os otorrinolaringologistas recomendam que, ao retirar o excesso de cera, o cotonete seja substituído por óleos ou outros métodos indicados, menos invasivos.