Como limpar os ouvidos da forma correta?

Capa de Como limpar os ouvidos da forma correta?

O hábito de limpar os ouvidos usando hastes flexíveis ainda é muito comum, porém essa prática pode causar problemas à audição. Ao serem introduzidas no ouvido, as hastes podem causar lesões, provocando infecções ou perfurações no ouvido. A melhor forma de manter a higiene é limpar apenas a parte exterior das orelhas, passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo e sem introduzir nenhum material, visto que o próprio corpo consegue excretar a cera presente no interior.

Aliado a saber como se deve limpar os ouvidos, é necessário entender que a cera de ouvido não é uma sujeira. É preciso ressaltar que ela – que também é conhecida como cerume –, tem a função de proteger o ouvido e a audição, onde ela forma uma barreira física, com ação antifúngica e antibacteriana, para evitar a entrada de excesso de água, poeira ou demais agentes externos que trazer danos à saúde do órgão.

É a cera que faz o papel da lubrificação o ouvido, prevenindo que haja ressecamento, que traz como consequência problemas como prurido e alergia. É interessante destacar ainda, que em algumas pessoas a produção de cera pode ser mais intensa, formando um excesso que prejudica a audição, chegando a causar dores ou desconfortos.

Todavia, essa condição não é comum, por isso, recomenda-se que, em caso de dores, sensação de entupimento e até perda auditiva, deve-se procurar ajuda médica imediatamente para uma avaliação do caso. Caso necessário, pode-se procurar o otorrino para fazer uma limpeza e retirar o excesso de cera acumulada no interior.