Covid-19 pode causar e piorar perda auditiva, revela estudo

Capa de Covid-19 pode causar e piorar perda auditiva, revela estudo

São cada vez mais pertinentes e comuns os relatos de pessoas que foram acometidas pela covid-19, afirmando que tiveram perda auditiva. Essa nova realidade desta consequência do coronavírus está sendo estuda desde 2020, e neste ano foi descoberta uma novidade: a doença pode não só agravar a audição, como também causar zumbido, conforme concluiu a análise recente, publicada neste mês de março, pelo periódico International Journal of Audiology.

De acordo com a publicação da Revista Galileu, uma dupla de cientistas da Universidade de Manchester e do Manchester Biomedical Research Center (BRC), no Reino Unido, analisou 24 estudos cujo assunto era a Covid-19 e problemas auditivos e vestibulares (ligados a vertigens e tonturas).

Ainda conforme a revista, os pesquisadores perceberam que 7,6% dos pacientes relataram ter sofrido perda de audição depois de contraírem o vírus da doença, o Sars-CoV-2. E mais: 14,8% tiveram acufeno (zumbido) e 7,2% apresentaram sintomas relacionados a vertigem. Os dados de todas as pesquisas consideradas na análise são provenientes de questionários com base nos relatos dos próprios pacientes e relatórios médicos.