Crianças com perda auditiva e cuidados no dia a dia

Capa de Crianças com perda auditiva e cuidados no dia a dia

Todos os pais querem proteger os seus filhos de situações desagradáveis. Porém, assim como os adultos, as crianças também podem sofrer com a perda auditiva, devido a acidentes ou algumas condições de saúde. E quando isso acontece, os genitores podem se sentir perdidos nesse novo mundo de uma criança com problemas na audição, ou até surdez. Eles temem sobre o futuro e o convívio social. Porém, algumas atitudes simples podem ajudar na rotina de toda a família.

O primeiro passo é entender que, apesar das dificuldades e obstáculos, a criança precisa, ao máximo, ter uma vida normal, responsabilidades e direitos nos deveres de casa, ou da escola, por exemplo. A motivação deve ser uma das palavras-chaves para que se desenvolvam auto-suficientes e fortes, diante das demandas que surgirem em seu desenvolvimento.

 O estímulo ao uso de aparelhos auditivos também é fundamental na busca pela independência da criança, para que ela entenda que não irá precisar sempre de outras pessoas, como os pais, para realizar algumas tarefas.

Outro ponto essencial é a abertura para o diálogo. Esconder dos seus filhos diagnósticos ou perspectivas de tratamento só irá dificultar ainda mais o convívio da criança, que poderá ficar relutante sobre assuntos que ela não entende. Permita que eles falem sobre como estão se sentindo e quais as opiniões deles quanto a necessidades e experiências. Para os mais novos, uma possibilidade é permitir que eles escolham, por exemplo, as cores dos aparelhos e acessórios auditivos.