Diferenças entre amplificadores e aparelhos auditivos: você sabe quais sãos?

Capa de Diferenças entre amplificadores e aparelhos auditivos: você sabe quais sãos?

Os aparelhos auditivos e amplificadores de som ajudam as pessoas que possuem alguma dificuldade ou deficiência auditiva. Esses dois itens são muito importantes e fazer diferença na vida de que os usa. Porém, mesmo parecendo iguais, à primeira vista, esses dois produtos possuem funcionalidades diferentes.

Infelizmente, ainda é muito comum que pessoas que possuam algum grau de déficit na audição usem o amplificador de som de forma errônea, sem a orientação profissional e informações adequadas. Isso pode ser muito prejudicial, agravando até o problema apresentado. Diante estes fatores, é importante que todos possam conhecer as diferenças entre esses dois aparelhos, a fim de que se evite problemas mais sérios ou perda total da capacidade de ouvir. Por isso, separamos algumas informações sobre os aparelhos auditivos e amplificadores de som. Confira:


Aparelho auditivo: é regulamentado e tem registro no INMETRO, ANVISA e ANATEL; é seguro na utilização; tem adaptação sob medida na orelha; personalizado para determinado tipo de perda auditiva; tem suporte fonoaudiólogo.⠀

Amplificador auditivo: não tem registro de regulamentação; tem uma adaptação sem precisão, que pode causar dor; traz riscos de piora da perda auditiva; sem personalização; sem suporte fonoaudiólogo. Além disso, não funcionam para quem possui algum nível de surdez.

Já que, agora, você já sabe quais as diferenças, pode ficar com a seguinte dúvida: O que fazer em caso de perda auditiva? O ideal é, impreterivelmente, buscar um otorrinolaringologista, que irá verificar, da melhor forma, a possibilidade da utilização de algum desses itens, com um diagnóstico certeiro.