Fui diagnosticado com perda auditiva, e agora?

Capa de Fui diagnosticado com perda auditiva, e agora?

Quando se recebe o diagnóstico de perda auditiva, é comum ter muitas dúvidas e ficar perdido sem saber o que fazer dali pra frente. Muita gente se pergunta qual o tratamento adequado e qual a escolha certa para que seja eficaz para uma plena e efetiva reabilitação auditiva. Se você está nesta situação e cheio de dúvidas, não precisa se preocupar, mas entender que isso tudo é normal.

O importante é saber que, na maioria dos casos, o uso do aparelho auditivo devolve ao paciente a capacidade de ouvir os sons com clareza e muita qualidade. Após saber do diagnóstico da perda auditiva, o primeiro passo para o processo de reabilitação é procurar um fonoaudiólogo. Ele ouvirá as queixas e todo o histórico que levaram até problema, sendo fundamental para escolher o tratamento adequando.

A partir daí, o fono avalia os exames auditivos, identifica o grau e tipo de perda auditiva e tira todas as dúvidas e expectativas que o paciente possa ter sobre o tratamento e o uso do aparelho auditivo. Depois será feita a escolha do aparelho mais adequado, baseado no exame auditivo, na anatomia do ouvido e no estilo de vida do paciente.