O que fazer quando a água entra no ouvido?

Capa de O que fazer quando a água entra no ouvido?

Pouca gente sabe, mas o nosso aparelho auditivo é estruturado para evitar a entrada de líquidos. Além da formação sinuosa, também contamos com a ajuda da cera presente no ouvido externo, que dificulta a passagem de água, protegendo internamente. Porém, pode acontecer deste problema vir a acontecer e é preciso saber o que fazer.

Caso seja constatada a entrada de água no ouvido, não tente colocar secador junto da orelha, pingar álcool ou vinagre e nem inserir cotonete dentro do ouvido, pois tudo isso pode agravar a situação e gerar lesões. Mas faça o seguinte: Incline a cabeça lateralmente e mexa a orelha afetada para frente e para trás. A ideia aqui é fazer com que a água desça usando apenas a ação da gravidade.

Outra estratégia é tapar a boca e o nariz e, ainda com a cabeça inclinada, dar alguns pulos. Caso nenhuma das duas situações faça a água sair, é preciso procurar um médico, que vai analisar o problema e sugerir tratamentos específicos, como o uso de anti-inflamatórios e o processo de lavagem.