Barulho dos fogos de artifício pode causar danos à audição

Capa de Barulho dos fogos de artifício pode causar danos à audição

O mês de junho é popularmente conhecido pelas festas juninas que contam com alguns costumes, como a queima de fogos, principalmente na véspera dos dias em comemoração aos santos juninos. Apesar de ser um espetáculo de cores que encanta, a tradição pode trazer alguns riscos para a saúde auditiva.

De acordo com a fonoaudióloga, Clarissa Costa, o intenso volume das explosões pode causar zumbido e até perda auditiva temporária ou permanente. “O limite seguro de exposição aos sons recomendado é de 85 decibéis, mas existem alguns fogos de artifício que chegam a 120 decibéis. É um grau muito maior e que pode prejudicar a audição, principalmente se você estiver perto do local das explosões”, explica.

Cuidando da saúde auditiva durante as festas juninas:

  • Esteja longe da queima de fogos de artifício
  • Use protetores de ouvido
  • Se você utiliza aparelhos auditivos, ative o programa de redução de ruído ou desligue os aparelhos enquanto os rojões estão explodindo.

Caso surjam sintomas de zumbido ou a sensação de ouvido tampado após a exposição aos ruídos dos fogos de artifício, é recomendável consultar um fonoaudiólogo para uma avaliação dos possíveis danos auditivos.