OUVIDO ABAFADO: Causas e tratamentos indicados

Capa de OUVIDO ABAFADO: Causas e tratamentos indicados

Você já sentiu um incômodo no seu ouvido, com a sensação de que ele está abafado ou tampado? Comumente identificado durante viagens de avião, por exemplo, isso é algo extremamente desconfortável, que pode ter diferentes causas. Mas, de antemão, esse não é um problema grave, que necessite de intervenções mais intensas.

O problema, em geral, ocorre devido a uma pressão diferente entre a região média do canal auditivo e a parte externa, quando há mudanças bruscas, como em viagens áreas ou quando entramos em alta velocidade num túnel. Essas alterações repentinas facilitam a formação de pequenas bolsas de ar nos nossos ouvidos e vias nasais, responsáveis pela sensação de abafamento e, muitas vezes, de dor. A situação também pode estar ligada ao acúmulo excessivo de cera, que pode gerar infecções locais.

Há algumas formas paliativas para diminuir o desconforto causado nessas situações, como: mascar chicletes, bocejar algumas vezes e beber água. Porém, quando a dor ou incômodo durar vários dias, o quadro pode ser de infecção e o recomendável é buscar um médico otorrinolaringologista, que irá repassar o melhor tratamento para cada caso, em particular.