Qual a relação entre ansiedade e hipersensibilidade auditiva?

Capa de Qual a relação entre ansiedade e hipersensibilidade auditiva?

A ansiedade é uma resposta natural do corpo, mantendo a pessoa em estado de alerta diante de possíveis perigos. No entanto, quando esse mecanismo se transforma em um transtorno, pode impactar significativamente a rotina diária, afetando áreas como trabalho, estudos e relacionamentos pessoais. Conhecido como Transtorno de Ansiedade, essa condição manifesta uma variedade de sintomas, sendo a hipersensibilidade auditiva um deles, embora os sintomas possam variar de pessoa para pessoa.

Caracterizada pelo incômodo anormal com os sons ambientes, como buzinas, gargalhadas, tic tac de relógio, a hipersensibilidade auditiva atrapalha a concentração do indivíduo. A fonoaudióloga Clarissa Costa ressalta outros males que podem vir com essa hipersensibilidade. “Dores de cabeça, zumbido, insônia, estresse e isolamento social são alguns dos sintomas. Junto com a ansiedade, podem ser ainda mais intensos e se juntar a outros sintomas do transtorno, como taquicardia e falta de ar”.

A doutora reforça que quem sofre com hipersensibilidade auditiva possui uma audição normal, mas que é importante tomar cuidado com a exposição constante e intensa aos ruídos que provocam mal estar.

“Para o tratamento dessa hipersensibilidade decorrente da ansiedade, é necessário que o paciente procure tratamento psicoterápico para lidar melhor com os ruídos incômodos. Em casos mais graves, medicamentos também podem ser prescritos. O importante é que quem sofre com esses sintomas procure ajuda médica para que a hipersensibilidade não se agrave e cause algum tipo de perda auditiva no futuro”, ressaltou a fonoaudióloga.