Uso de fones de ouvido gera preocupação com saúde auditiva

Capa de Uso de fones de ouvido gera preocupação com saúde auditiva

Os fones de ouvido se tornaram item indispensável no dia a dia de muitas pessoas. Seja para o trabalho ou diversão, como ouvir música, eles possuem diversos modelos e estilos. Porém, também podem ser um fator desencadeador de problemas de perdas auditivas, caso sejam utilizados em excesso ou de forma inadequada. Essa é uma grande preocupação, principalmente entre os mais jovens.

O uso com volume alto pode acabar causando danos irreparáveis na audição, dependendo do tempo de exposição. Isso por que o som alto pode arrancar ou destruir cílios que estão presentes na cóclea, que é a parte interna do ouvido. Essa área possui entre 15 mil e 18 mil células ciliadas, que transformam as ondas sonoras em ondas elétricas, carregando para o cérebro que irá decodificar as informações.

Por isso, o ideal é que os fones sejam utilizados com o volume em até 50% do total, além de evitar o uso exagerado, para que assim problemas mais graves sejam poupados. Também se deve visitar o médico otorrinolaringologista com frequência, pois quando identificada logo no início, a perda de audição tem maiores chances de ser tratada.