Como se adaptar melhor ao uso de aparelhos auditivos

Capa de Como se adaptar melhor ao uso de aparelhos auditivos

É bastante comum pacientes desistirem de usar o aparelho auditivo por receio de não se adaptarem ao uso. Assim como tudo na vida, a adaptação ao uso de aparelhos exige um elemento principal: o tempo. Isso porque o cérebro de alguém com perda auditiva precisa se acostumar a ouvir, já que acabou perdendo o estímulo sonoro.

A fonoaudióloga Clarissa Costa reforça: “Não há outro caminho, o paciente precisa usar para se acostumar com o aparelho. É super comum o equipamento causar algum tipo de incômodo no início, mas quanto mais ele usar, mais rápido esse incômodo vai passar.”

A adaptação ao uso de aparelho auditivo passa por algumas etapas. Na consulta, o fonoaudiólogo seleciona os melhores aparelhos para atender as necessidades do paciente, após a escolha, o paciente faz o uso do equipamento por um período de teste para só depois adquirir oficialmente. O fonoaudiólogo vai acompanhar periodicamente o paciente, instruindo-o no que for necessário e realizando exames para acompanhar a melhora no quadro de perda auditiva.

Com relação a quanto tempo essa adaptação vai levar, a fonoaudióloga explica: “Geralmente, a adaptação pode levar de três a seis meses, se o paciente seguir corretamente as instruções do profissional, mas isso pode variar de paciente para paciente, já que outros fatores como o grau da perda auditiva podem influenciar na duração desse tempo”.