Especialista alerta sobre riscos de dormir com aparelho auditivo

Capa de Especialista alerta sobre riscos de dormir com aparelho auditivo

Pessoas que possuem dificuldades auditivas e precisam usar aparelho sabem que usá-lo é essencial para manter uma boa comunicação, além de auxiliar nas atividades do dia a dia. No entanto, podem surgir dúvidas sobre a sua utilização. Será que o uso do aparelho na hora de dormir pode causar algum problema?

De acordo com a fonoaudióloga Clarissa Costa, em alguns casos, dormir com o aparelho não causa problemas, mas existem exceções. “Em situações como um sono rápido durante a tarde, por exemplo, não existe problema em dormir. Nós indicamos até que pacientes com zumbido durmam com aparelho, justamente por causa do incômodo. Nesses casos, não tem problema dormir com o aparelho”, explica.

No entanto, existem situações que podem ser prejudiciais ao aparelho e ao usuário. “Os aparelhos auditivos são dispositivos delicados que podem ser danificados ao se mexer durante o sono. Mexer dormindo pode danificar o aparelho e causar incômodo ao usuário. Além disso, o aparelho também pode ser danificado pela umidade, suor e sujeira que danificam as partes internas do aparelho auditivo”, afirma.

O indicado é evitar ao máximo dormir com os aparelhos e deixá-los com o compartimento de pilhas aberto em um lugar arejado.