Fonoaudióloga explica como envelhecer com uma audição saudável

Capa de Fonoaudióloga explica como envelhecer com uma audição saudável

A perda auditiva é uma condição cada vez mais comum entre adultos a partir dos 40 anos de idade. Com o passar dos anos, essa condição pode se agravar devagar e gradualmente, causando diversos transtornos para o indivíduo, mas existem medidas que podem ser aplicadas para promover um envelhecimento mais saudável da audição.

“Praticar atividade física, ter uma alimentação equilibrada e evitar o tabagismo são algumas práticas que devem ser colocadas na rotina desde cedo para prevenir a perda da audição. Quanto antes a pessoa começar a cuidar da saúde, mais saudável ela vai chegar à terceira idade”, ressaltou a fonoaudióloga Clarissa Costa.

A doutora explica também os cuidados para não expor o ouvido a ruídos, por isso a importância de usar fones de ouvido com moderação e, em casos profissionais que os ruídos são constantes, usar protetores auriculares adequados.

Contudo, caso a perda da audição seja diagnosticada logo cedo, é importante que o paciente faça o uso adequado dos aparelhos auditivos. “O uso do equipamento o quanto antes vai ajudar o paciente a ter uma melhora na comunicação, em sua saúde mental e no estímulo cognitivo, consequentemente, ajudando-o a envelhecer com mais qualidade de vida”, afirma a fonoaudióloga.