Saúde auditiva dos bebês: saiba a importância do teste da orelhinha

Capa de Saúde auditiva dos bebês: saiba a importância do teste da orelhinha

Obrigatório em todos os hospitais brasileiros, o teste da orelhinha é realizado em recém-nascidos, com o objetivo de ajudar a identificar, previamente, possíveis problemas auditivos. Ele deve ser feito até os três primeiros meses de vida do bebê, mas, quando a criança nasce em hospitais, o exame é realizado no segundo ou terceiro dia de vida da criança, pois só assim ela pode ter alta da maternidade.

Feito enquanto a criança está dormindo, o teste é indolor, e o fonoaudiólogo coloca um aparelho de Emissões Otoacústicas Evocadas, para produzir estímulos sonoros leves e medir o retorno desses estímulos de estruturas do ouvido interno. É muito importante fazer o exame o quanto antes, pois, quanto mais cedo for descoberto algum problema auditivo, a facilidade em definir um tratamento será muito maior, podendo evitar complicações futuras.

Algumas complicações estão atreladas as causas de problemas auditivos em bebês, como: má-formação durante a gravidez; aparecimento de doenças genéticas; complicações devido a doenças infecciosas, como rubéola ou toxoplasmose; nascimento prematuro e problemas durante o parto.

No Espaço Auditivo Ouvir Bem, é possível fazer o teste da orelhinha. Basta fazer o agendando pelo telefone 81 97317-7173, sem precisar ficar esperando na recepção. O teste é muito prático e não machuca o bebê. ⠀