Câncer de mama e a perda de audição, tem relação?

Capa de Câncer de mama e a perda de audição, tem relação?

O Outubro Rosa é uma importante campanha de conscientização e prevenção do Câncer de Mama. Por ser uma doença silenciosa, seus passam despercebidos e quando os sintomas aparecem a doença já pode estar em estado avançado. O que muitos não sabem é que a doença pode estar relacionada a perda auditiva, já que seus tratamentos são mais invasivos que outros tipos de tratamento.

De acordo com a fonoaudióloga Clarissa Costa, alguns tratamentos para o câncer, como a quimioterapia e a radioterapia, podem causar efeitos colaterais, incluindo problemas de audição. “Alguns medicamentos quimioterápicos podem ser tóxicos para as células ciliadas da cóclea, que são responsáveis pela transmissão do som para o cérebro. Já a radioterapia pode danificar as estruturas do ouvido interno, incluindo a cóclea”, explica.

A médica ainda explica que o risco de perda auditiva em pacientes com câncer de mama é maior em pessoas que recebem esses tratamentos,que são idosas, que têm histórico familiar de perda auditiva ou que já tinham algum grau de perda auditiva antes do tratamento. Neste caso, os pacientes podem apresentar sintomas como dificuldade de ouvir em ambientes com mais baralho, dificuldade de entender a fala e zumbido no ouvido.

“Caso você esteja fazendo o tratamento para câncer é importante conversar com seu médico sobre o risco de perda auditiva. E, se necessário, fazer exames de audição regularmente para monitorar sua audição e identificar sinais que podem indicar a perda de audição”, afirma.